top of page
Estresse: como enfrentar?

Todos nos defrontamos com momentos de estresse e fortes emoções.  A vida nos impõe situações diversas, inusitadas, difíceis, muitas vezes, ameaçadoras, diante das quais nos sentimos despreparados e vulneráveis. A forma como cada pessoa reage a tais estímulos, bem como sua tolerância ao estresse, determinarão o ponto em que a saúde começa a ser efetivamente prejudicada.

MAS O QUE É O ESTRESSE?

A palavra estresse tem origem latina, no verbo “stringo”, que significa apertar, restringir, reduzir. E, muito provavelmente, é como nos sentimos; constrangidos e oprimidos pelas circunstâncias que nos rodeiam ou que nos afligem de dentro para fora.

O estresse é uma reação psicofisiológica, definida como uma resposta do organismo em seus aspectos físicos e psicológicos a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras. 

Quando estressado, o corpo pensa que está sob ataque e muda para o modo “lutar ou fugir”, liberando uma mistura de hormônios e substâncias químicas como adrenalina, cortisol e norepinefrina no intuito de preparar o corpo para a ação física. Em instantes, provoca a aceleração da respiração e dos batimentos cardíacos, dentre outros sintomas.

Leia mais

Father and Son Playing

Brincar é fundamental! Para a criança, funciona como um ensaio sobre o mundo. É onde ela pode desenvolver e ampliar suas percepções acerca de seu universo. Para os pais, um momento de formar vínculos, ser participativo na vida dos filhos e até mesmo soltar um pouco a imaginação e descarregar o estresse.

Solicite Atendimento
bottom of page